Departamentos

O Departamento de Diaconia Social da CELSP tem auxiliado 12 instituições sociais em suas necessidades.

Através de doações e do trabalho do brechó, a Diaconia tornou-se o braço social da congregação.

Brechó
O brechó acontece no segundo sábado de cada mês de março a dezembro no salão da Congregação, das 08:30 às 14:00. Todo o material exposto para a venda é doado por membros e também vizinhos do bairro. Tudo é revisado, limpo e consertado antes de ser disponibilizado no brechó.

Conheça abaixo as instituições auxiliadas:

A Escola Dominical São Paulo ocorre durante os momentos de Culto e está direcionada às crianças de 0 a 10 anos.

Tem como objetivo levar a Palavra de Deus aos pequeninos, ensinando histórias bíblicas numa linguagem simples e atraente.

Amor, carinho e atenção também compõem os ingredientes destas aulinhas que têm como razão principal a orientação do Salvador Jesus: “Deixai vir a mim os pequeninos…” (Lc 18.16).

A partir de 2013, sempre no 4º sábado de cada mês acontece o SÁBADO LEGAL que é o encontro das crianças de nossa congregação e seus convidados para se divertirem com histórias bíblicas, teatro, música e brincadeiras.

Sempre das 14h30 às 16h30

Num clima descontraído e alegre os jovens da congregação reúnem-se aos sábados, às 16h.

Nestes encontros eles têm a oportunidade de aprofundar o conhecimento da Palavra de Deus, e participar de animados momentos de louvo.

Atividades recreativas, esportivas, viagens e retiros integram as atividades da juventude.

O departamento feminino da Celsp reúne-se na primeira e terceira quarta-feira de cada mês às 14h30.

Nos encontros quinzenais há estudo bíblico e momentos de confraternização.

Além de congregar e fortalecer amizades, o grupo também atua em diversas frentes da congregação, apoiando também as atividades da Liga de Servas Luteranas do Brasil.

O grupo Amizade, que reúne os integrantes da “melhor idade” da congregação São Paulo, encontra-se na 2ª e na 4ª quinta-feira de cada mês, às 14h.

Os encontros têm como objetivos o estudo da palavra de Deus e o fortalecimento da comunhão entre os irmãos na fé através de momentos de recreação e convívio fraterno.

São sempre bem vindos idosos de outras congregações, especialmente daquelas que não possuam grupo específico para a terceira idade.

A Missão Surdos possui atualmente mais de 230 surdos que integram o rol de membros da CELSP.

Fazem parte das atividades desta missão o ensino confirmatório, cultos, grupos de jovens e adultos, estudos bíblicos, retiros e demais atividades visando o crescimento espiritual; além de diversas programações de lazer e entretenimento esportivo e lúdico, buscando a integração, interação e o envolvimento dos surdos entre si e com as pessoas da congregação.

Histórico

A Missão Surdos tem a sua origem na fundação da Escola Especial Concórdia – cuja mantenedora conhecida como CEDA (Centro Educacional para Deficientes Auditivos) atualmente já foi extinta.

A escola, hoje chamada Unidade de Ensino Especial Concórdia – ULBRA iniciou no porão da Comunidade Concórdia de Porto Alegre, em 1966, através do casal Martim Warth e Naomi Hoerlle Warth.

Os primeiros alunos, os irmãos Sérgio, Ester e Edi Paula Linden, foram inicialmente contatados pela professora de Escola Bíblica Naomi para lhes falar sobre Jesus. Este primeiro contato despertou nela o interesse e o amor pela causa dos surdos.

Em 1970, a Congregação São Paulo, decide apoiar o trabalho da escola, justificando ser esta a sua ação social junto à sociedade. Desde então, a congregação participa de forma direta e significativa junto aos surdos.

Em 15 de novembro de 1981, os teologandos Ely Prieto e Ricardo Sander, traduzem o primeiro culto na Comunidade Concórdia, Porto Alegre, usando as mãos para se comunicarem com os surdos – a linguagem de sinais, assim conhecida na época.

Na década de 80, a escola passa a usar o método da Comunicação Total (fala, expressão corporal, linguagem de sinais, etc). Em 1983, a Congregação São Paulo chama o formando em teologia Ely Prieto para ser o pastor na escola (capelão). Mesmo com atividades entre a congregação ouvinte, sua tarefa predominante foi dentro da escola, juntamente com o professor Ricardo Sander.

Em 1991, o pastor Ely Prieto deixa o Brasil para os seus estudos de mestrado nos Estados Unidos e a Missão Surdos passa a ter o pastor Ricardo Sander como capelão junto à escola, compartilhando as aulas de Ensino Religioso com o teologando Klaus Kuchenbecker, o qual se encontrava na escola desde meados de 1989.

O pastor Ricardo Sander foi o responsável por levar os cultos para os surdos, aos sábados, que eram realizados na escola, para dentro do templo da Congregação São Paulo. Assim, a Missão Surdos passou a ser mais vista e reconhecida pela congregação.

Este envolvimento permitiu a construção de uma identidade maior dentro da Congregação São Paulo, mesmo diante dos muitos desafios e limitações que eram pertinentes a esta missão.

Com a saída do pastor Ricardo Sander, a congregação chamou o pastor Guilherme Becker para atender os trabalhos com os surdos em 1994; permanecendo até 1997 – período durante o qual as atividades de capelania na escola eram respondidas pelo então bacharel em teologia Klaus Kuchenbecker.

Com saída do pastor Guilherme Becker a Missão Surdos ficou sem pastor na congregação por dois anos, sendo somente assistida por traduções em suas atividades de culto e instrução.

Em 1999, o pastor Klaus Kuchenbecker aceitou o chamado para atender predominantemente a Missão Surdos na Congregação São Paulo, deixando assim a escola.

Em 2000, o pastor Marcelo Müller assume os trabalhos de capelania escolar.

Em 2006, o pastor Rafael Ott substitui o capelão Marcelo, visto sua saída para Carazinho/RS.

E em 2010 a Congregação São Paulo chama o pastor Rafael Ott, o qual aceita o chamado, passando assim a atuar juntamente com o pastor Klaus Kuchenbecker no atendimento à Missão Surdos e demais atividades da CELSP.