Galeto Beneficente
12 de novembro de 2020
Programa de Natal em tempos de Pandemia
27 de janeiro de 2021

No mês de outubro os cristãos luteranos celebram a Reforma Luterana.

Foi no dia 31 de outubro de 1517 que Deus iniciou um movimento que mudaria o mundo.  Através de um monge chamado Martinho Lutero Deus trouxe de volta a verdade sobre o Seu amor. A igreja da século XVI não ensinava esta verdade e chegou ao ponto de comercializar o perdão de Deus nas ruas da Europa através de cartas de indulgências. Lutero, através de suas 95 teses pregadas nas portas da igreja do castelo em Wittemberg – Alemanha, criticou a prática da venda das indulgências e deu início ao movimento da reforma luterana.

Os 503 anos da Reforma foram celebrados no Distrito Porto-Alegrense (DIPA) em dois eventos.

O primeiro foi a palestra online do Rev. Dr. Ricardo Willy Rieth, teólogo especialista em Reforma,  no dia 17 de outubro de 2020, que trouxe um escrito de Lutero de 1527  chamado “A Peste e a Vida Cristã”, em que o reformador fez orientações aos cristãos e pastores sobre a atitude do povo de Deus diante da peste bubônica que arrasou a Europa naquele período. O Dr. Ricardo trouxe essas orientações aos cristãos  diante do que todos estão vivendo com a pandemia do Coronavírus. (abaixo a palestra do Dr. Ricardo Rieth)

O segundo evento foi o culto presencial e online de celebração dos 503 anos da Reforma no sábado dia 31 de outubro de 2020. O culto presencial foi nas dependências da nossa congregação e teve a presença de membros da CELSP e de outras congregações do DIPA. Todos os cuidados e protocolos de segurança foram observados. Distanciamento, medição de temperatura, higienização com álcool 70%. Houve a participação do coral da CELSP e o pregador foi o Pastor Vice-Presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), Rev. Heder Gumz, que falou da importante e corajosa decisão tomada por Lutero de ir contra o que estava errado em sua época e quantas bênçãos surgiram desta atitude celebrada pelos cristãos no dia 31 de outubro. O culto online foi, na verdade, gravado e disponibilizado ao distrito no mesmo horário do culto presencial.  O pregador deste culto foi o conselheiro distrital, Rev. Irmo Wagner, que falou sobre um dos aprendizados da reforma luterana que é a dependência da fé à Sagrada Escritura que hoje está acessível em todos os lares. Nas palavras do conselheiro “a fé, dada por Deus no batismo, é uma fé inconsciente e se faz necessário, a medida que a criança cresça, que esta fé torne consciente e isso acontece pelo ensino da Palavra de Deus dentro dos lares, na escola e na igreja”. O culto online possibilitou  a participação dos corais de diferentes congregações distritais, bem como também a união coral para o hino “Castelo Forte”( o culto online está disponível aqui abaixo).