Lançamento do livro “Por amor a um filho surdo: buscas e soluções”

Uma publicação que fala “de amor, fé e esperança”.
Com estas palavras Adriana Gil Herculano resume o seu livro recém publicado pela Editora Concórdia – “Por amor a um filho surdo: buscas e soluções”.
O lançamento desta obra aconteceu na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre no dia 12 de novembro de 2019.
“Por amor a um filho surdo” conta histórias e experiências de um casal na educação de seu filho surdo e, de acordo com a autora, tem como propósito auxiliar famílias que recebem de Deus o desafio de educarem uma criança surda.
Adriana, seu esposo Ricardo e seu filho Yan são membros da Congregação Evangélica Luterana São Paulo (CELSP).
O livro está à disposição na Editora Concórdia e na CELSP pelo valor de R$ 30,00.
Abaixo uma pequena entrevista com a autora e também algumas fotos:
               Qual foi a motivação para escrever este livro?
A maior motivação foi a vontade de compartilhar nossa vivência junto à surdez com outras famílias e profissionais da área, mostrando que nenhuma deficiência é fator limitante na vida de uma pessoa.
             Quanto tempo levou o preparo deste livro?
Cerca de dezessete anos. A ideia surgiu quando o meu filho tinha seis anos de idade ( como narro na introdução), mas relato  na história desde o nascimento até os dias atuais.
              Fale um pouco do livro e como ele está estruturado:
O livro conta a nossa vivência junto à surdez há 23 anos, todas as buscas e pesquisas para fornecer ao nosso filho o desenvolvimento de suas potencialidades.  “Por amor a um filho surdo” traz informações e esperanças para as famílias que recebem um bebê surdo no lar. A publicação fala de amor, fé e esperança.
             Qual tem sido a reação das pessoas sobre o livro?
 As reações têm sido muito positivas e de estímulos.  Por ter usado uma linguagem simples  e os fatos serem verídicos, muitas pessoas afirmam que quando iniciam a leitura, não param mais de ler para conhecerem o final da história.
Alguns profissionais da área destacam a importância do enfoque na aprendizagem da Língua Materna para o desenvolvimento do surdo e , consequentemente, da necessidade da família também conhecer a Língua Brasileira de Sinais para que seja concretizada a comunicação. A comunicação é a base para qualquer interação humana e é  realizada através de uma língua.
               Qual a participação da Congregação Evangélica Luterana São Paulo de Porto Alegre na história de sua familia?
A participação da Congregação Evangélica Luterana foi de fundamental importância  para a formação de nosso filho. Através dos estudos religiosos na Escola Especial Ulbra Concórdia e da Missão Surdos da CELSP , o Yan conheceu a Deus, Jesus e todos os ensinamentos   que o fortaleceram para enfrentar os embates da vida. Somos muito gratos ao trabalho da Missão Surdos, realizada por pastores que conhecem a Língua Brasileira de Sinais e transmitem todas as informações na língua materna do surdo.  O Livro tem uma capítulo que fala sobre a importância da Fé , com o título ” Jesus conhece a língua de Sinais”.
               Existe algum novo projeto em vista?
 No momento, a intenção é divulgar o máximo possível para que a publicação chegue a muitos lares e leve a esperança.  Já recebi diversos convites em São Paulo, no Paraná  também para falar sobre o conteúdo do livro. Quanto a uma nova publicação ainda é cedo para falar, mas ideias não faltam , principalmente relacionadas com o tema ” Mãe em Libras “. A experiência foi muito gratificante pelos resultados que já estamos obtendo : sementinhas que estão sendo plantadas, que vão germinar, cada uma a seu tempo, se tornando lindas flores, com a graça de Deus!