499 anos da Reforma Luterana

No dia 31 de outubro, os cristãos luteranos e também de outras igrejas cristãs estiveram em festa. Celebrou-se os 499 anos da Reforma iniciada pelo frei e professor universitário Martinho Lutero lá em Wittembert, Alemanha. Neste dia, Lutero pregou nas portas da igreja da cidade um documento chamado 95 TESES, onde colocava uma crítica ou protesto à prática da venda de indulgências. Estas eram cartas de perdão oferecidas pela igreja da época e que estavam sendo vendidas à população da Europa. Em outras palavras, o amor e o perdão de Deus estavam sendo comercializados pela igreja. Dentre as teses deste documento de Lutero destacamos a tese 32 “Serão condenados em eternidade, juntamente com seus mestres, aqueles que se julgam seguros de sua salvação através de carta de indulgência” e a tese 43 “ Deve-se ensinar aos cristãos que, dando ao pobre ou emprestando ao necessitado, procedem  melhor do que se comprassem indulgências”.

Olhamos para o dia 31 de outubro de 1517 como o dia em que a verdade sobre Deus e sobre o seu amor começou novamente a ser proclamada ao mundo. Lembramos deste dia como um grande evento, mas não podemos esquecer que muito mais do que um evento que passou, o dia 31 de outubro foi o início de um movimento que ainda hoje é mantido por Deus através de cada cristão que, através de sua vida, proclama a fé em Jesus Cristo como seu Salvador. A Reforma vem nos lembrar que a carta de perdão de Deus já foi assinada na cruz com o sangue de seu Filho. A Reforma vem nos lembrar que Deus é por nós e que nada poderá no separar do Seu amor que já é nosso por causa de Jesus Cristo.

No dia 30 de outubro celebramos os 499 anos da Reforma em nossa congregação. Destaque para a belíssima participação do coral. No dia 31 de outubro os luteranos da IELB e IECLB estiveram juntos em uma celebração na Igreja da Reconciliação no centro de Porto Alegre. O pregador foi o professor e doutor Donaldo Schüller. Destaque para a presença da Banda Herdeiros e também do Arcebismo Metropolitano da Igreja Católica, Dom Jaime Spengler, que saudou a todos os presentes e destacou a importância da Reforma para toda a igreja cristã.