Para: Segunda-feira, 05 de dezembro de 2016.
Texto: Sl 119.105
“A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho” (Sl 119.105).
De acordo com o que queremos iluminar, podemos encontrar luzes apropriadas. Para um trabalho manual nos basta uma pequena lâmpada, de curto alcance. Um veículo de alta velocidade precisa de um farol de longo alcance para permitir ao condutor identificar com mais tempo a manobra certa. Logo, quanto maior a abrangência de nossa ação, maior e melhor precisa ser a luz que nos assiste.
Ao falarmos de nossa vida, não só da terrena, mas em sua dimensão maior, espiritual e eterna, podemos afirmar que necessitamos da melhor luz. Nossos passos e nosso caminho precisam estar bem iluminados. Precisa ser uma luz confiável, segura e duradoura. Não podemos titubear nem pisar em falso. Quanto ao futuro, não se trata de tentativas de múltiplas escolhas. Quanto a questões terrenas, existe muita coisa que podemos fazer. Planejar, economizar, trabalhar, podem ser formas de estruturar bem a vida aqui. Mas, para depois da morte, existe algo que se possa fazer?
Nós não temos nenhum recurso para garantir algo para a eternidade. A única solução viável é a que nos é oferecida por Deus na Escritura Sagrada. Somente ele tem a luz suficiente para iluminar o nosso caminho. Ele a viabilizou por meio do sacrifício de seu Filho Jesus Cristo.
Nada é capaz de substituir esta luz ou de oferecer alguma segurança. Sem termos nosso caminho iluminado pela Palavra de Deus, tateamos e seguimos errantes. Mas, iluminados por ela, podemos ter segurança, paz e viver feliz. A fé em Cristo, o Salvador, tranquiliza e permite olhar para o futuro incerto e desconhecido com tranquilidade.
Oremos: Senhor meu Deus, enquanto nada proporciona certeza e nada dá segurança à minha vida futura, vem com a tua Palavra e ilumina o meu viver. Faze-me vislumbrar este caminho seguro. Por Cristo. Amém.