Como é Jesus?

Para: Segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Texto: Is 53.1-2

“Pois o Senhor quis que o seu servo aparecesse como uma plantinha que brota e vai crescendo em terra seca. Ele não era bonito nem simpático, nem tinha nenhuma beleza que chamasse a nossa atenção ou que nos agradasse” (Isaías 53.2).

Ao longo de mais de dois mil anos de história, muitas críticas já foram feitas a Jesus Cristo. São críticas de toda natureza. Alguns dizem que ele nunca existiu. Outros, que a história de Jesus é uma história idealizada e que, se Jesus existiu, ele era uma pessoa muito diferente do que a que é apresentada nas igrejas. E assim as críticas vão se sucedendo.

O texto de hoje é considerado uma profecia a respeito de Jesus Cristo. Esse texto diz que Jesus era como uma plantinha que brota e vai crescendo em terra seca. Plantas que brotam e crescem em terra seca não são as mais bonitas. Não têm viço. E o  texto continua dizendo que o “Servo do Senhor”, ou seja, Jesus, não era bonito, nem simpático, nem tinha nenhuma beleza que chamasse a nossa atenção ou nos agradasse. E de fato, assim é Jesus.

Há pessoas que pensam que ele é uma espécie de super-herói, bonito, admirado, querido. Mas, Jesus foi perseguido, odiado, morto e sepultado. Ele foi um servo que passou pela morte para trazer vida a todos. Isso é muito consolador.

Nesta semana de Natal, vamos lembrar mais uma vez a vinda de Cristo. O Cristo que é celebrado na arena pública é diferente do que aquele apresentado pelo profeta Isaías. O Jesus do Natal do comércio é bonito, simpático e chama a atenção. O do Natal bíblico foi desprezado, não tinha lugar para ele a não ser na estrebaria. Ele foi perseguido, teve de fugir para o Egito. Mas ele era o filho de Deus e o Salvador.

Como é o Jesus que está em sua mente e coração? Que o Jesus que você está se preparando para celebrar no Natal, seja o Jesus bíblico, aquele servo de Deus que veio ao mundo para trazer salvação para você e para mim.

Oremos: Amado Deus e Pai, ensina-me para que eu tenha em minha mente e coração o Jesus que conheci na Bíblia. Obrigado por me ensinares a amar o Jesus que é o Servo do Senhor. Amém.