Como uma simples sombra

Peço que você repare em algo, agora mesmo. Repare onde está a sua sombra. Ela vai depender da quantidade de luz, da sua posição, e do local onde você está – mas ali está sua sombra. Nossa sombra é algo interessante.  Ela nos acompanha do início ao final da vida. Não existe pessoa sem sombra. É só ter luz que ela aparece. E quem nunca brincou com a própria sombra? Quem nunca fez a sombra das suas mãos parecerem cachorros, ursos, aves?

Está ao seu lado. Do começo ao fim da vida. Não há como fugir. Não falo apenas da sombra, mas de algo a mais. Veja só: “O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita” (Salmo 121.5). Uma comparação tão simples! Deus é como uma sombra, como a sua própria sombra. Está ali, mesmo sem você se dar conta. É a sua companhia.

Olhe para a sua sombra. Especialmente nos dias de crise e de coração na mão. Olhe para sua sombra e lembre que Deus está presente e quer ajudar. Olhe para sua sombra nos dias de culpa, de coração pesado, com vontade de voltar no tempo e de apagar nossos erros. Olhe para sua sombra e lembre que Deus está presente e quer perdoar. Está ali, como a sua sombra. Sempre ao lado.

Para reconhecer a sombra de alguém, é preciso olhar para o dono da sombra. Óbvio! Com Deus não é diferente. Para conhecer este “Deus sombra” é preciso olhar para Jesus. É preciso olhar para cruz ensanguentada. É preciso olhar para o túmulo vazio.  Esta é a fé cristã, fé em um Deus ressuscitado, fé em um Deus presente como uma simples sombra ao seu lado.

Então fica a dica: repare na sua sombra, na sombra das pessoas caminhando pelas ruas. Com esta imagem Deus quer te lembrar que está ao seu lado, com a mão estendida. Mas jamais esqueça de identificar esta sombra: Jesus, Deus morto e ressuscitado. Deus salvador, Deus presente, Deus consolador, Deus que acolhe, Deus que perdoa e esquece, Deus que reconstrói vidas e famílias.

Pastor Bruno Serves | CEL Cristo, Candelária-RS