Quem passar pela BR 116, em direção a São Leopoldo, pode agora prestigiar um novo monumento. Logo após o Zoológico, na frente do Seminário Concórdia, lá está a Rosa de Lutero, brasão que o reformador usou como marca pessoal durante sua vida.
A inauguração deste monumento aconteceu no dia 06 de julho de 2017 e faz parte das comemorações alusivas aos 500 anos da Reforma Luterana neste ano de 2017. Este evento aconteceu durante o 7º Simpósio Internacional de Lutero.
A inauguração contou com a presença de autoridades, como o presidente da IELB, Rev. Egon Kopereck, e também o secretário da cultura do município de São Leopoldo. A cerimônia de inauguração foi coordenada pelo diretor do Seminário Concórdia, Rev. Leonério Faller.
Abaixo uma pequena descrição feita pelo próprio Martinho Lutero sobre o significado do seu brasão:
- Cruz (preta): no centro da rosa, lembra que Deus vem ao nosso encontro com o seu amor através de Jesus crucificado.
- Coração (vermelho): significa que Cristo agiu na nossa vida através da cruz, e que ela recebe novo sentido, se Cristo for o seu centro.
- Rosa (branca): significa que, quando a cruz de Cristo tem lugar em nossa vida, ocorre uma transformação que traz verdadeira paz e alegria. A cor branca representa o reino de Deus. Todas as promessas de Cristo também são representadas por essa cor branca.
- Fundo (azul): Deus está conosco. Podemos viver com e para Deus, como sinais de seu reino, já aqui e agora. Mas a cor azul é também esperança no futuro, pois lembra a eternidade.
- Anel (dourado): o ouro é o metal mais precioso. Este anel representa as dádivas que recebemos através da cruz e ressureição de Jesus. A vida para a fé e o amor a serviço de Cristo é o que temos de mais precioso.