Fico pensando quantas pessoas, ao longo da história, já usaram as palavras do Pai Nosso para colocar todas as suas ansiedades e preocupações nas mãos do Senhor. Sim, nas mais diversas línguas e idiomas, nos mais diferentes tempos e épocas depois do Salvador ter ensinado a orar assim. Em igrejas, lares, hospitais e em outros tantos locais. Em dias de alegria e euforia, mas também nos dias de lágrimas e medo.
Tudo o que precisamos está no Pai Nosso. Nossa fé, nossa paz, nosso sustento, nossa salvação. Para compreender a profundeza de cada pedido que fazemos a Deus com estas belas palavras, quero convidá-los a viajar comigo em um pedido que até parece pequeno, mas abrange praticamente toda a criação de Deus. O pedido é “o pão nosso de cada dia nos dá hoje”.
O que é preciso para que um pedaço de pão esteja sobre nossas mesas para um delicioso café da manhã? Bom, em primeiro lugar é preciso que haja sementes de trigo, criação do Senhor. Estas sementes só brotarão em uma terra boa, também criação de Deus, para a qual o Senhor deu um agricultor competente, cheio de boa saúde, conhecimento, funcionários e de um bom maquinário. Tudo bênçãos de Deus! Ah, sem falar da necessidade de sol, chuva e proteção contra o mal tempo. Depois da colheita o trigo é transportado por um bom motorista, que precisa do cuidado constante de Deus nestas perigosas e esburacadas estradas brasileiras. Em uma grande indústria, abençoada com centenas de funcionários e equipamentos, o trigo é processado e agora será transportado como farinha. Na padaria está uma pessoa com um dom especial de Deus que, usando aquela farinha, vai ser parceira do Senhor e produzir um pão quentinho e delicioso para nossas famílias. Sem falar nas bênçãos de Deus sobre nós, como saúde, lar, estudo, emprego e renda para que tenhamos condições de comprar um simples pãozinho na padaria.
Percebeu como a bênção de Deus precisa estar presente na natureza e nos mais diversos setores da sociedade para que “o pão nosso de cada dia” não nos falte? E, ainda embalados pelos 502 anos da Reforma, aprendemos com Lutero que estamos pedindo a Deus muito mais do que um simples pão, mas tudo o que precisamos para viver. E, cá entre nós, ainda bem que a bênção de Deus não acontece apenas quando pedimos. Até mesmo em um simples pãozinho percebemos a graça de Deus!
Então fica a dica: que o Pai Nosso seja constante em sua vida. Afinal, nesta oração Jesus nos ensinou a pedir tudo a Deus, desde a nossa salvação até mesmo para que um pedaço de pão esteja sobre nossa mesa. E, em tudo isto, reconhecemos a ação de Deus para nos dar perdão, salvação, paz, amor e o sustento diário. Ah, e vale lembrar que aquele que nos dá o pão é o mesmo que nos dá a salvação através do seu Filho Jesus, morto e ressuscitado em nosso favor!
Pastor Bruno Serves | CEL Cristo, Candelária-RS