Talude é um terreno inclinado que serve para dar sustentação a barragens de água e encostas de morros em rodovias. O rompimento dele pode gerar grandes prejuízos, como o foi caso da barragem de Brumadinho, MG.
Prejuízo semelhante pode acontecer com o vazamento de dados de informação, quando hackers invadem sistemas e os disponibilizam na internet. Tanto o rompimento dos taludes como vazamento de informações acontecem por falta de um olhar periódico, que pode detectar possíveis lugares de vazamento.
O rompimento dos taludes geralmente acontece de dentro para fora, pela infiltração de água, pois a fragilidade está lá dentro. O vazamento de dados acontece de dentro para fora, porque lá de fora alguém detectou a fragilidade do sistema.
Na verdade, nós humanos, somos como taludes, espiritualmente frágeis. O Senhor Jesus já havia dito que “do coração procedem maus pensamentos…” (Mt 15.19). O problema está lá dentro, ou seja, nosso sistema é frágil. E o diabo, lá de fora, logo detectou a nossa fragilidade e começou a agir de fora para dentro. Não é por nada que Jesus o chamou de “pai da mentira” (Jo 8.44)
Porém, antes disso tudo, Deus já olhou para a nossa fragilidade e tomou conta da nossa situação por inteiro. Ele enviou seu Filho em sacrifício por nós para nos libertar de corpo e alma da nossa fragilidade. É como diz o apóstolo Paulo “o qual transformará nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória” (Fp 3.21 E o olhar de Deus por nós é tão intenso, “que até os cabelos da cabeça estão todos contados” (Lc 12.7)
David Karnopp