Para: Terça-feira, 10 de janeiro de 2017
Texto:1 Samuel 3.1-10
“Fala, pois o teu servo está escutando!” (1Sm 3.10).
Ana teve dificuldades para engravidar. Mas Deus deu a ela um filho. Ela “pôs nele o nome de Samuel e explicou: — Eu pedi esse filho a Deus, o Senhor” (1Sm 1.20). Um filho tão esperado, tão amado. Em gratidão, Ana dedicou seu filho a Deus. Ela o levou à casa do Senhor, na cidade de Siló, onde ele ficou. “E o menino Samuel crescia no serviço de Deus, o Senhor” (1Sm 2.21).
Certa noite, Samuel estava dormindo e Deus o chamou: “Samuel, Samuel!”. Samuel não entendeu. Um chamado assim era raro. Eli, o sacerdote, o orientou. Deus chamou Samuel novamente, e ele respondeu: “Fala, pois o teu servo está escutando!” (1Sm 3.10).
A princípio, pode parecer aos nossos olhos que Ana foi um pouco cruel. Que mãe, depois de ter recebido um filho de presente, se “desfaz” dele, ainda novo? Ela não deveria ter esperado Samuel crescer para que ele decidisse se queria ou não ser um sacerdote? São perguntas válidas. Mas há algo diferente nesta história. Ana conhecia o seu Deus. Ela sabia que seu filho, e os que viriam depois, não lhe pertenciam. E mais: ela sabia que o Deus que dá a vida é quem pode dar aos filhos a verdadeira felicidade e compreensão da vida e do mundo.
O que os pais mais querem é que seus filhos sejam felizes. E quando finalmente nos damos conta de que a alegria verdadeira vem do Senhor, do Deus que envia Jesus para nos dar certeza de uma vida excelente eeterna, queremos que os filhos ouçam e vivam em Jesus! Que, ao sair de casa, eles saibam o que realmente importa, como este amor transforma o mundo, e sirvam este Deus. Que, ao crescerem, não se percam na busca de satisfação, de sentido, colhendo tristeza, egoísmo, morte. Que digam com Samuel: “Fala, pois o teu servo está escutando” e sejam eternamente felizes.
Oremos:Salvador Jesus, usa-me para que minha família viva na alegria da tua companhia, ouvindo sempre de novo sobre o teu amor por nós. Amém.