Texto: Salmo 25.1-10
“Ensina-me a viver de acordo com a tua verdade, pois tu és o meu Deus, o meu Salvador. Eu sempre confio em ti” (Sl 25.5).
No livro “Alice no País das Maravilhas” há um momento em que a personagem Alice está caminhando pela floresta e chega numa encruzilhada, onde inúmeros caminhos se apresentam. São vários trechos, estradinhas, placas de orientação e uma menina indecisa sem saber muito bem para onde ir.
De repente ela vê um gato e pergunta: “Para onde vai essa estrada?”. O gato prontamente faz outra pergunta: “Para onde você quer ir?”. Alice, confusa e indecisa, responde: “Eu não sei, estou perdida”. Então o gato, dá uma sentença interessante: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.
Essa afirmação final do gato, “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”, nos leva a perguntar: qual o caminho que estamos seguindo? Diante de nós, há inúmeros caminhos que se apresentam. Quais são as escolhas que nós fizemos? Ou talvez, o pior: qualquer caminho, ou escolha, serve?
O autor do Salmo 25 traz fatos que ajudam a não somente escolher como também andar no caminho certo. Ele diz: “Ensina-me a viver de acordo com a tua verdade, pois tu és o meu Deus, o meu Salvador. Eu sempre confio em ti” (Sl 25.5). Sua oração é dirigida ao Senhor, a Deus, pedindo o ensino para andar de acordo com sua verdade. Pois nesse caminho que Deus propõe, ele confia. Ali ele se sente seguro e quer andar.
Lembre-se desse salmo quando dúvidas ou incertezas de caminhos ou escolhas surgirem. Peça a Deus o ensino para andar em caminho seguro. Como Deus faz isso? Ele vem em sua Palavra e nos orienta, guia e fortalece. E mais: Deus nos guia não apenas neste mundo, mas também para a eternidade. Por isso enviou seu Filho Jesus para nos dar a vida. Ele é o caminho seguro.
Oremos: No meio de tantos caminhos e escolhas, ensina-me, Senhor, a viver de acordo com a tua verdade. Em ti confio. Em nome de Jesus. Amém.