Primeiro culto da IELB em Dublin – Irlanda

Um de nossos membros aqui da Congregação Evangélica Luterana São Paulo (CELSP) está, desde agosto de 2019, trabalhando na Irlanda.

O Artur Pereira Trapp, filho do João, pode participar de um momento histórico dentro do trabalho da IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil): o primeiro culto ielbiano em Dublin, capital da  República da Irlanda. Na foto acima o Artur é o rapaz ao lado do pastor.

Abaixo o relato do pastor Arno Bessel, responsável por esse primeiro culto: (texto extraído do Mensageiro Luterano de Jan/Fev 2020)

“A República da Irlanda é cada vez mais procurada por brasileiros que buscam novas oportunidades de estudo e trabalho. Entre os muitos brasileiros residentes naquele país, encontra-se um significativo número de luteranos.
Porém não há na República da Irlanda atividade da IELB ou de outra igreja luterana confessional vizinha. Por isso a Evangelical Lutheran Church of England e a IELB estão juntando esforços para levar o evangelho àquele país.
Depois de divulgar o plano de iniciar atividades na República da Irlanda através dos meios de comunicação da IELB, vários luteranos residentes na cidade de Dublin se manifestaram.
O pastor Arno Bessel, que serve uma congregação em Plymouth, Inglaterra, prontificou-se a conduzir as atividades em Dublin. Formou-se um grupo no Whatsapp e mais e mais contatos foram adicionados. Então foi anunciada a data e o local da realização do primeiro culto.
Houve bastante expectativa da parte de todos para esta ocasião. Nenhum dos participantes se conhecia. O pastor também lhes era desconhecido. Um dos participantes ofereceu carinhosamente o apartamento em que mora para a realização do culto.
Chegou o dia. Apesar de ser noite chuvosa e fria, aos poucos o pessoal foi chegando. Cada um foi recebido com um caloroso abraço e com palavras de boas-vindas. Assim, nove pessoas se reuniram em 25 de novembro, às 19h30, na cidade de Dublin, para o primeiro culto em língua portuguesa.
Todos os participantes manifestaram sua alegria e seu entusiasmo de poder participar do culto e receber a santa ceia, depois um ano ou mais sem terem tido essa oportunidade.
O evangelho de Jesus foi compartilhado com base no texto de Colossenses 1.13- 20. Hinos familiares foram cantados e liderados ao som de uma guitarra (sim, um dos participantes é músico!).
Sentimentos de alegria e satisfação foram notáveis nas lágrimas que brotaram dos olhos dos participantes.
Depois do culto, cada um se apresentou e falou um pouco de si e da sua experiência de vida no país. Depois de reunidos por uma hora, ninguém se sentia mais como um estranho no ninho. O evangelho de Jesus, a santa ceia, a liturgia do culto e os hinos derrubam barreiras e criam aconchego e proximidade entre aqueles que são da mesma fé cristã. Os nove participantes são procedentes do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Mato Grosso e do Maranhão. Apesar de morarem em Dublin, um não sabia da existência do outro. O culto serviu também como uma linda ocasião de se conhecerem e, a partir de agora, poderem se apoiar mutuamente. Todos são jovens em busca de aperfeiçoamento nos estudos e de uma colocação profissional.
Para que isso aconteça de forma segura, saudável e cristã, esses jovens necessitam receber os meios da graça e disporem de líderes espirituais.
Sou muito grato a Deus, pois ele me honrou como instrumento de iniciação da missão em Dublin. Igualmente sou muito grato aos participantes do culto pelo seu carinho e pelo apoio dado.” Arno Bessel – pastor

O segundo culto em Dublin também já aconteceu e foi no  dia 27 de janeiro de 2020.

Cultos em Janeiro e Fevereiro
• Quintas-feira, 20h
• Domingos, 10h
Todos são bem-vindos!