Procure a proteção de Deus

Para: Sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Texto: Na 1.6-8

“O Senhor Deus é bom. Em tempos difíceis, ele salva o seu povo e cuida dos que procuram a sua proteção” (Na 1.7).

Quando catástrofes naturais acontecem, como enchentes, secas, furacões e terremotos, cristãos e não cristãos parecem estar no mesmo barco: todos sofrem as mesmas consequências. O mesmo acontece em tempos de guerra ou diante da violência nas grandes cidades.

As reações, no entanto, são muito diferentes. Alguns se perguntam: “Onde está Deus numa hora dessas?” Outros praguejam contra os céus e muitos perguntam: “Por quê?” Mas há aqueles que confiam que “todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano” (Rm 8.28).

Cristãos que perderam tudo em um incêndio ou em uma enchente compartilham a experiência de que aprenderam que os bens terrenos não são tudo na vida. Tudo é passageiro e o que vale é a vida em comunhão com Deus pela fé em Jesus Cristo. Deus se preocupa tanto conosco que deu seu Filho Jesus, que morreu por nossos pecados. A maior tragédia foi vencida: a morte não tirará de nós a vida com o Criador. Em tempos difíceis, ele cuida de nós, preservando a fé em Jesus e nos fazendo olhar para o que ele tem preparado para os que são dele.

Não é fácil passar por tempos difíceis. Mas pior ainda é enfrentar tempos difíceis sem a verdadeira fé em Jesus. Sem esperança, sem ter a quem apelar em oração, sem ter o apoio dos irmãos na fé, o desespero toma conta dos que não têm outra expectativa senão acumular bens e riquezas. “O Senhor Deus é bom. Em tempos difíceis, ele salva o seu povo e cuida dos que procuram a sua proteção” (Na 1.7).

Oremos: Bondoso Deus, não desvies os olhos de mim, mas proteje-me sempre. Acima de tudo, mantém-me firme na fé em Jesus, meu Salvador. Amém.