Receba o capacete e a espada

Para: Sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Texto: Ef 6.17

“Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá” (Ef 6.17).

Vários filmes de guerra mostram soldados em combate usando capacete. Tirá-lo da cabeça, mesmo por alguns segundos, é um risco iminente de morte, principalmente quando se está em batalha e sob a mira do inimigo. Além disso, a arma de ataque precisa estar carregada com munição e sempre em mãos para ser usada logo que necessário.

Após vestir-se com a armadura que Deus dá, agora é dito em Efésios, capítulo 6, versículo 17: “Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá.”

É interessante observar que o capacete da salvação é recebido de Deus, mostrando que a salvação vem de Deus e é ele quem nos garante que seremos salvos. Todos os capacetes que podemos inventar e usar não podem garantir a nossa salvação, pois somente Cristo é o Salvador.

O capacete cobre a cabeça, protege os pensamentos de tudo o que possa impossibilitar a nossa salvação. Se uma simples dor de cabeça pode nos derrubar, imagine o que o maligno é capaz de fazer.

A espada é a única arma que pode ser usada tanto para defesa quanto para ataque ao inimigo. Essa espada é a Palavra de Deus com a qual o próprio Cristo repeliu Satanás no episódio da tentação no deserto (Lc 4). Se os inimigos são forças espirituais do mal, nada melhor e mais eficiente do que ser armado com espada do Espírito Santo.

O soldado aceita a Palavra de Deus não como um enfeite, mas como uma arma totalmente eficaz. Portanto, receba o capacete da salvação para estar consciente de que Jesus é o único Salvador e não permita que qualquer coisa mude essa realidade. Receba também a espada que o Espírito Santo dá – a Palavra de Deus – para ser usada, pois é Palavra viva e eficaz.

Oremos: Amado Deus, desejo estar vestido com o capacete da salvação e usando a espada que tu ofereces para a vitória com Cristo sobre os ataques do inimigo. Em nome de Jesus. Amém.