Foi no dia 15 de setembro de 2019. Cerca de 300 pessoas estiveram na 4ªedição do Culto Gauchesco da Congregação Evangélica Luterana São Paulo (CELSP) que teve também a presença de surdos e a tradução para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
A gaita, o violão e o contrabaixo puxaram músicas gauchescas adaptadas com textos cristãos: Querência Amada Celestial e Canto Alegretense do Cristão foram cantadas com grande fervor. O coral teve participação especial com a música “Velho Casarão” de Teixeirinha.
A igreja estava decorada com utensílios de galpão emprestados gentilmente pelo casal Delmar e Márcia Tettenborn do município de Viamão.
Novamente o pastor convidado para ser o pregador foi o professor e pastor, Dr. Vilson Scholz, que falou da ovelha perdida e da moeda perdida (Lucas 15.1-10) e da alegria do céu por um pecador resgatado por Deus. “A alegria do céu é a alegria que deve contagiar a igreja na terra”, disse o pastor Vilson.
Dentro do culto também aconteceu a homenagem a senhora mais idosa da congregação, Clotildes Thomé Merker, que, no último dia 10 de setembro de 2019, comemorou 100 anos de idade. Foi um momento emocionante ver toda a congregação cantando o parabéns gaúcho para esta senhora centenária: “Parabéns, Parabéns, saúde, felicidade; que tu colhas sempre todo o dia paz e alegria na lavoura da amizade.”
No final, no momento das homenagens, a congregação presenteou o pastor Vilson com um livro chamado “Agenda Gaúcha” e a senhora Clotildes com uma placa. O senhor Claiton, da empresa Schneider Bombas de Chimarrão, também presenteou os pastores da congregação com uma linda bomba de prata com o logo da CELSP gravado.
Ao meio dia, com o grupo Trava de Porteira no comando da churrasqueira e membros da diretoria e departamento de Servas nas saladas e sobremesas, cerca de 200 pessoas almoçaram no salão da igreja. Estava tudo ótimo. Parabéns aos decoradores, cozinheiros e assadores.
Fica a expectativa para o próximo culto gauchesco em 20 de setembro de 202o.